os arredores

A nossa casa encontra-se no centro de Tostão, uma aldeia pequena e tranquila a 7 km de Vila Velha de Ródão.

Esta área é bem conhecida pela sua beleza natural. Está inserida no Naturtejo Global Geopark, uma Área Classificada e território da UNESCO, rica em biodiversidade de fauna e flora.

Quando o rio Tejo passa por Vila Velha de Ródão, abrindo caminho por entre as montanhas quartzíticas, cria um bonito monumento natural conhecido por Portas de Ródão. Este local único aloja a maior colónia de grifos do país, para além de ser uma área privilegiada para o estudo da fauna e ornitologia. No leito do rio repousa o Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo, e nas suas margens foram descobertos vestígios rupestres de interesse nacional. Numa das encostas repousa o Castelo de Ródão – ou Castelo do Rei Wamba -, cuja origem remonta ao século VII d.C.

A 10 km de Tostão um outro rio, o Ocreza, corre numa paisagem selvagem e abre um vale por entre as encostas de quartzo. Esta paisagem geológica diversificada aloja ecossistemas bem preservados e uma larga fauna, assim como ninhos de aves de rapina. Por aqui passaram explorações de ouro romanas e ainda podem ser encontradas, ao longo do banco direito do rio, várias galerias de origem até hoje desconhecida.

Advertisements